Sunday, October 28, 2007

Folheando

Dia desses estava reorganizando meus livros e revistas e me dei conta que apenas duas revistas eu acompanho há exatos 20 anos! Essas revistas são a Set Cinema e Vídeo e a Superinteressante - se bem que a Super parei de comprar por algum tempo, uns dois ou três anos, quando o redator daquela época a fez parecer mais um catálogo (propaganda que não acabava mais) do que uma revista de ciência, tecnologia, comportamento e variedades.
Já a Set não me falta um número sequer na coleção (tanto a Set quanto a Super completaram 20 anos de publicação em 2007). Várias revistas voltadas ao mundo do cinema e do vídeo apareceram e a maioria rapidamente sumiu. Lembro que em 1987- quando surgiu o primeiro número da Set, trazendo Mickey Rourke (para os mais novos: ele foi o Marv de Sin City) na capa e destaque para Nastassja Kinsky - ainda existia uma revista muito bonita, chamada Cinemin: tinha um formatão granda, álbum. Só as capas e contra-capas eram coloridas - e eram posters belíssimos - e todo o miolo era em preto e branco; mas era uma revista de qualidade, dando bastante ênfase ao cinema clássico. Porém, ela não resistiu e acabou em meados dos anos 90 (era editada pela Ebal, que nem sei se existe ainda). A seguir surgiram revistas como a Sci-Fi Cinema (braço mais abrangente da Sci Fi News), a MovieStar e a Revista de Cinema. Dessas, a com vida mais longa foi a Revista de Cinema - que dava um bom espaço ao cinema nacional. Hoje, a Set reina absoluta no gênero - recentemente surgiu a Crash, mas esta trilha mais por um universo dividido praticamente em partes iguais entre HQs, séries de TV e cinema, voltando-se mais especificamente a um público mais jovem.
A Superinteressante tem uma concorrência um pouco mais acirrada em seu gênero: Scientific American (a versão nacional), a mais cara National Geographic, Galileu e um sem-número de publicações da editora Escala - que parece jogar dúzias de títulos nas bancas para ver qual (ou quais) vai se firmar. Mas a Super continua líder - e ainda capaz de originar várias "afiliadas", tais como a Vida Simples, a Mundo Estranho e Aventuras na História.
Vida longa a essas duas revistas, que chegaram sadias aos seus 20 anos em 2007.
P.S.: este texto é de um tópico que criei na comunidade Liberdade de Expressão, no orkut.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home