Sunday, December 30, 2007

4 Achados, 1 Perdido

4 Achados


Quando Chega a Escuridão (1987)




Filmão de vampiros com jeito de faroeste. De certa forma, um precursor de 30 Dias de Noite. No elenco, vemos um Adrian Pasdar (que faz o concorrente ao Congresso Nathan, um dos irmãos Petrelli, da série Heroes) pouco mais que adolescente faz o papel do mocinho que se envolve com uma bela garota que faz parte de uma incomum família que atravessa o Oeste americano num furgão de vidros escuros. Nessa família, Lance Henriksen (astro da extinta série Millennium e de filmes como O Alvo e Aliens - O Resgate) é o patriarca dos vampiros, por assim dizer; Bill Paxton (de Twister e Titanic) é o mais violento do clã. Excelente diversão dirigida por Kathryn Bigelow com direito até a duelo final. Destaque, também, para a bela fotografia noturna e a envolvente trilha sonora do grupo - alemão, se não me engano - Tangerine Dream. Há boatos de uma refilmagem a ser produzida por Michael Bay.








Equilibrium (2002)




Ficção científica que mescla visual e artes marciais à Matrix com uma trama que evoca obras como Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451. Christian Bale (o atual Batman) é um policial de uma sociedade do futuro onde as emoções são proibidas e inibidas com uma droga ingerida diariamente. Quando, certo dia, ele se esquece de tomar o medicamento, sua consciência vem à tona e ele põe em xeque seu trabalho (consiste principalmente em oprimir qualquer manifestação artística) e o sistema que causou a morte de sua esposa. Ótimas cenas de ação num filme com bastante conteúdo. Mistura rara. Há uma ótima resenha e crítica do filme em Cineplayers: http://www.cineplayers.com/critica.php?id=129




A Casa dos Pássaros Mortos (Dead Birds, 2004)




Inquietante terror passado logo após a Guerra Civil Americana. Os protagonistas são bem o que se pode considerar os mocinhos, já que são assaltantes a banco que promoveram um massacre durante o roubo. Resolvem esconder-se na casa do título, lugar extremamente sinistro, e logo passam a ter visões sobre mortes sangrentas ocorridas no local. Torturas de escravos, rituais macabros, ambientação pouco típica (raros filmes do gênero usam o Oeste como cenário: A Caminho de Terras Bravias, Mortos de Fome e Olhos de Fogo são alguns deles) e um final desconcertante fazem esse filme do diretor Alex Turner um bela surpresa.










Donnie Darko (2001)



Cultuado suspense estrelado por Jake Gyllenhaal (O Dia Depois de Amanhã). Tudo muda na vida de Donnie - que é vítima de sonambulismo - depois que ele sobrevive à queda de uma turbina de avião (!) sobre o seu quarto. Um delírio constante é a aparição de um coelho monstruoso que lhe conta coisas do futuro e o que ele deve fazer com relação a isso. Clima onírico, com direito até a homenagem a Evil Dead - A Morte do Demônio. Universos paralelos, caos, viagens no tempo, um filme muito criativo e instigante.














1 Perdido


Rota Mortal (Rest Stop, 2006)

Eis aquele tipo de filme que te lembra o cachorro querendo morder o próprio rabo. Tinha tudo para ser um excelente road movie sobrenatural, só que o diretor atropela a si mesmo nas idéias - idéias que vão sendo descartadas pelo caminho, como a da família do assassino que age na estrada deserta. A família e seu trailler aparecem e somem sem mais nem menos. Nos extras do DVD é que vemos o sentido dela, seus desajustes, mas, como o filme está montado, ela não tem relevância alguma - assim como o final pretensamente surpreendente - aliás, um feito: todos os cinco finais alternativos do DVD são igualmente ruins. Há boas cenas de suspense, cenas violentas (a heroína tem um dedo decepado a dentadas), tirombaços, um lance legal do psicopata atormentando a mocinha com um filme do que ele fez ao namorado dela, mas, no fim das contas, é só um atropelo de idéias do diretor, que em seus bons tempos foi roteirista de episódios de Arquivo X.
Curiosidade: a cena da capa não faz parte do filme - a heroína está de calças compridas o filme inteiro.






























0 Comments:

Post a Comment

<< Home