Monday, January 01, 2007

Cinema - Melhores de 2006

Independente de premiação, Oscar ou o que pensam os "críticos especializados", estes foram os filmes que mais me agradaram nas telas dos cinemas em 2006:


1. V de Vingança
Caprichada produção dos irmãos Wachowski (Matrix) baseada na graphic novel de mesmo título. Ação constante, ótimos diálogos, inspirados movimentos de câmera, a poderosa voz de Hugo Weaving e uma Natalie Portman calva emolduram uma trama de subversão e anarquia.

2. Marcas da Violência
Talvez o melhor filme de David Cronenberg. Não tem as bizarrices de costume do diretor canadense, mas a violência crua da realista história de um homem (Viggo Mortensen) que protege sua família de seu passado que vem à tona impressiona.

3. O Grande Truque
Ótimo suspense do diretor de Batman Begins: nada é o que parece ser no embate entre dois ilusionistas (Christian Bale e Hugh Jackman) para provar quem é o melhor.


4. Os Sem-Floresta
Os animais se vêem cercados pela gana consumista humana - e alguns até gostam disso nesta divertida animação da Dreamworks, que ainda trata de temas como amizade e lealdade; injustamente criticada por alguns (poucos) mau-humorados.

5. Terror em Silent Hill
Uma das boas surpresas do ano esta adaptação do famoso jogo pelo diretor de Pacto dos Lobos (Christophe Gans), inclusive com final que dá o que falar.

6. O Jardineiro Fiel
O nosso Fernando Meirelles dirige um drama com elenco internacional e tema marcante: a exploração de cobaias humanas na miséria de um país africano.


7. Wolf Creek - Viagem ao Inferno
Suspense australiano realista e chocante, baseado em história real. Dividido em duas partes distintas, na primeira metade o diretor consegue criar toda uma simpatia e envolvimento com o trio de jovens mochileiros. Na segunda, os três são mergulhados num verdadeiro inferno de violência e tortura, vítimas de um caçador de humanos. O impacto é muito forte.

8. Superman - O Retorno
Brian Singer resgata o espírito dos dois clássicos de Richard Donner nos anos 1970. Diversão pura e nostalgia, com efeitos especiais do século 21.

9. O Albergue
A exemplo de Wolf Creek, um mergulho no inferno, com o filme dividido em duas partes distintas (embora os personagens não despertem tanto a empatia do público...). Eli Roth consegue momentos de suspense dignos de Brian De Palma em suas melhores obras. Acredite: o forte de Hostel é seu ritmo alucinado (da segunda parte do filme), mais que a sanguinolência cavalar.

10. X-Men - O Confronto Final
Show de efeitos, questionamento social (preconceito), personagens marcantes (Wolverine e Phoenix/Jean Gray sobressaem-se muito) e um confronto de proporções gigantescas. O melhor da trilogia, sem dúvida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home