Thursday, December 24, 2009

Melhor Filme do Ano nas Telonas: Distrito 9



Distrito 9. Estamos na véspera de Natal e acredito que não verei melhor filme nos cinemas neste ano. Ainda não vi Avatar. Acabarei deixando para o ano que vem. Só para a ficção de James Cameron não tirar (se é que pode...) o título daquela sensacional produção sul-africana produzida por Peter Jackson e que revelou ao mundo o talentoso diretor Neil Blomkamp e o sensacional ator Sharlto Copley (que faz Wikus Van De Merwe, um tipo de oficial de justiça encarregado de desalojar os alienígenas de seu gueto nas proximidades de Johanesburgo), capaz de fazer com que torçamos por um personagem inicialmente vil mas que aos poucos mostra sua humanidade - ironicamente, já que vai gradativamente trocando sua humanidade (física) pela alíenígena.

Produção não tão cara, mas logo se vê a mão de Peter Jackson. Ontem, mesmo, me vi fisgado pela exibição de seu King Kong no Telecine Action. Ninguém, mas ninguém, mesmo, faz uso de CGI como Jackson. Talvez Spielberg - mas daí lembramos da pouco convincente cena da corrida beirando o abismo no último Indiana Jones... Os efeitos em D9 são tão convincentes, tão inteirados ao ambiente quanto os do filme do gorilão ou os da trilogia Senhor dos Anéis. A trilha incidental, a fotografia suja e o som límpido completam o pacote.

Além de todo esse esmero visual e sonoro, Distrito 9 ainda se dá ao luxo de ter um roteiro que inclui, com propriedade, temas como preconceito (alegoria escancarada do apartheid), armamentismo e ganância. Que outro filme conseguiu uma mescla dessas em 2009?

O site oficial: http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/district9/


Labels: , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home